domingo, 20 de janeiro de 2008

1. Apresentação sumária do projecto e
identificação dos promotores



Atento o manifesto e crescente interesse dos nossos mais jovens concidadãos pela prática de desportos de praia aliada à ausência de uma infra-estrutura organizada neste sector, há muito se justifica a criação de um complexo de apoio apto a contribuir definitivamente para a organização e o desenvolvimento local deste segmento desportivo.

Consequentemente, fruto da sinergia entre os promotores Gustavo Rosário Neves, Rodolfo Rosário Neves, Daniel Fangueiro e Jorge Barbosa Martins pretende ver-se suprida a lacuna referenciada através da criação de um projecto desportivo único, especialmente direccionado ao surf e bodyboard, que combina a formação, o desenvolvimento e o agenciamento de jovens atletas, a organização e gestão de um clube federado, a promoção de eventos nacionais e internacionais e uma panóplia de iniciativas destinadas à ocupação de tempos livres através da prática desportiva e de um estilo de vida salutar.

A elevada dedicação dos promotores à pratica e organização desportiva, profundos conhecedores das suas especiais condições e carências, estão, nesta investida, decididos a impulsionar significativamente o surf e o bodyboard local, pugnando pela orientação desportiva em geral e aproximando os mais jovens às praias do Concelho de Matosinhos.

2. Caracterização do projecto

O projecto estará sedeado em Leça da Palmeira, privilegiada para esta prática desportiva, onde contará com um suporte físico garantido por uma estrutura fixa que reunirá todas as condições necessárias ao apoio directo às actividades propostas.

A formação, destinada aos mais jovens ou menos experientes, será monitorizada pelos promotores e disporá de material técnico de elevada qualidade, apto à satisfação e aproveitamento total dos formandos. A estes, será garantido um contacto seguro e pleno com o surf e o bodyboard, embora diferenciado atendendo à faixa etária e experiência desportiva. A formação será prestada durante todo ano, relevando o respeito pela praia e pelos restantes frequentadores.
Não obstante, é objectivo primordial da formação promover a opção pelo desporto e o contacto com a praia, horizonte do concelho.

O clube, destinado a atletas mais experientes e federados, organizará um circuito competitivo inter-sócios local, seleccionará o grupo de atletas em maior evidência para o representar nas competições nacionais de clubes, propor-se-á acolher provas dos circuitos nacionais e internacionais e promoverá intercâmbios com outros clubes nacionais e internacionais deste segmento desportivo.



O clube propõe-se igualmente pugnar por uma relação mais estreita entre as modalidades desportivas promovidas e os estabelecimentos de ensino do Concelho de Matosinhos.

Em complemento das iniciativas referenciadas, os promotores propõem, entre outras, a realização de jornadas de praia com os atletas portugueses mais reputados, campanhas de alerta para os principais problemas que afectam as nossas praias e a prestação de informações actualizadas sobre tudo o que gira na órbita do surf e do bodyboard.

3. Análise da realidade sectorial

Em conformidade com o anunciado, não existe, actualmente, no Concelho, qualquer estrutura organizada de apoio e incentivo à prática do surf e do bodyboard, com o âmbito do projecto promovido.

Não obstante, o fascínio pelo mar, leva até às nossas praias, durante todo o ano, centenas de jovens que, apesar da falta de orientação, se aventuram destemidos no mar, iniciando ou aperfeiçoando a sua performance desportiva.

No que concerne à formação, as iniciativas entretanto levadas a cabo, oferecem hipóteses de horário reduzidas, deficiente identificação dos formandos na praia e material técnico de mediana qualidade, a que acresce o facto de não gozarem do apoio de qualquer estrutura física próxima da praia, essencial para maior controlo, segurança e bem estar dos formandos.

No que diz respeito a uma entidade associativa que represente, oriente e promova os mais dedicados ao surf e bodyboard, a lacuna é evidente e preocupante, uma vez que vivemos em anarquia organizativa apesar dos sucessos competitivos ininterruptos dos atletas que, diariamente, praticam surf e bodyboard nas praias do Concelho de Matosinhos.

4. Factores Criteriosos de Sucesso

O projecto reúne uma panóplia de factores determinantes que permitem garantir o cumprimento escrupuloso dos objectivos propostos .
Dispor de uma infra-estrutura física de apoio próxima da praia, utilizar o material técnico mais adequado, oferecer um horário alargado, contar com o apoio directo dos concessionários e do serviço prestado pelos estabelecimentos da orla costeira do concelho, acompanhar atentamente o surf e o bodyboard local, nacional e internacional oferecendo informações actualizadas representam, entre outras, mais valias essenciais para o sucesso da iniciativa tomada.
Não obstante, o conhecimento e a experiência desportiva dos promotores, constitui um dos factores mais determinantes para o sucesso do projecto.
Acompanhando o surf e o bodyboard desde a sua implantação no Concelho, Gustavo Rosário Neves, Top 16 Nacional, Rodolfo Rosário Neves, Top 16 Nacional e Europeu, e Jorge Barbosa Martins, campeão Clube de Surf do Porto, Onda Clube da Maia, Surf Clube de Esposende, Clube de Surf Apúlia, bi-campeão nacional de clubes sénior, bi-campeão nacional universitário, campeão nacional Open, top 16 europeu, esperam, nesta investida, dotar o surf e o bodyboard local, do apoio e organização há muito reivindicados.
Na expectativa de contribuir substancialmente para o desenvolvimento desportivo e simultaneamente para uma ocupação saudável dos tempos livres e uma crescente atenção pelas praias do Concelho a fim de aumentar a qualidade e bem estar dos frequentadores, partilhará, com certeza, o espírito renovador que orienta a requalificação da marginal do Concelho.

Sem comentários: